SME realiza Seminário de Educação Inclusiva

O evento discute a implementação de um ensino de qualidade que respeite as diferenças e visem a inclusão social dos estudantes.
Cerca de 100 educadores participaram ontem (23/03) da abertura do Seminário de Educação Inclusiva para Gestores, no auditório do Hotel Brasil Tropical Residence. O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e acontece até a próxima sexta-feira (27/03).

Estiveram presentes na abertura do evento o coordenador dos ensinos Fundamental e Médio da SME, Arlindo Araújo, a representante da Secretaria de Educação do Estado, professora Gêveda Weyne, técnicos da Educação, professores, diretores e secretários de Educação de 20 municípios cearenses. Os trabalhos foram iniciados com o pronunciamento do professor Arlindo Araújo, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância de um olhar diferenciado para os alunos com deficiência.

O principal objetivo do Seminário é discutir sobre a implantação de salas de aulas com recursos multifuncionais, as quais oferecem Atendimento Educacional Especializado (AEE) aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação/altas habilidades. Em Fortaleza, estão em processo de implantação 26 salas multifuncionais distribuídas em escolas das seis Secretarias Executivas Regionais (SER's). Segundo a professora Rejane Araruna, membro da equipe de Educação Inclusiva, essas salas têm um amplo espaço com equipamentos de recursos pedagógicos. Serão responsáveis pelas salas multifuncionais 32 professores especializados no AEE.

Para a professora Lidiane Rachel Silva, representante do município de Trairi, são grandes as expectativas sobre o Seminário. “Nós temos muitas dúvidas. Queremos levar para os professores do nosso município novas idéias e propostas para a educação inclusiva. Esse seminário é uma boa oportunidade”, comenta Lidiane. Todos os participantes do seminário receberam um kit, composto por um CD com dicionário de sinais – libras, um DVD sobre educação de surdos e uma revista da turma da Mônica tratando da acessibilidade.

Fonte: http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br